© 2017 por Develop Educação Financeira

www.developeducacaofinanceira.com.br

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Como economizar com os filhos em época de crise (e sem crise também!)?

26.01.2017

     Muitos vem se perguntando o que fazer para “espichar” seu orçamento nesta época de crise no Brasil. Sabemos que quem tem filhos tem gastos muito maiores com escola, diversão, vestuário, médicos e tudo o mais que envolve a educação de um filho.

 

    Então, o que fazer para fazer seu dinheiro chegar até o final do mês?

 

     Aqui vão algumas dicas que, se postas em prática, não tem erro: seu dinheiro vai, sim, ser suficiente!

1. Faça escolhas. Sim, é necessário.

Aceite que, quando se fala em dinheiro, fazer escolhas é necessário. Não dá para fazer uma viagem com as crianças e comprar aquele brinquedo caríssimo se o orçamento não é suficiente. Escolha. E vá mais além: ensine seu filho a escolher.

 

2. Desfrute dos programas gratuitos

Nem toda diversão precisa ser paga. Por exemplo, levar seu filho a uma praça é algo que não custa nada (ou quase nada) e com certeza ele vai amar. Aproveite para relaxar e pegar um solzinho também.

 

3. Não jogue comida fora

Jamais coloque comida fora. O resto de uma refeição sempre pode ser reutilizada de alguma forma. Por exemplo, prepare bolinhos com o arroz que sobrou, faça vitaminas ou bolos com as frutas maduras demais. Use a criatividade!

 

4. Envolva seu filho nas compras de supermercado

Peça a ajuda do seu filho para fazer a lista de compras do supermercado, explicando que possuem um orçamento e precisam segui-lo. Assim ele fará parte do processo e entenderá que não pode comprar tudo o que deseja.

 

5. Troque brinquedos e livros

Converse com os pais dos amigos do seu filho e troque brinquedos e livros (e qualquer outra coisa) que seu filho não usa mais por outros que seus amigos também não usam mais. Assim, todos saem ganhando.

 

6. Compre roupas com tamanhos maiores

Toda mãe sabe que as roupas das crianças muitas vezes são pouco usadas porque elas crescem muito rápido. Para otimizar seu uso, compre-as um pouco maiores que o tamanho atual do seu filho (desde que não fique esquisita, é claro). Assim é garantido que ele a usará por mais tempo.

 

7. Negocie a mensalidade escolar

Muitas escolas são abertas à negociação de descontos na mensalidade, principalmente quando há mais de um filho matriculado. Use isso a seu favor, peça descontos sempre.

 

8. Diversão em casa

Em vez de levar seus filhos ao cinema, opte por alugar um filme, fazer uma pipoca deliciosa e fazer um cinema em casa. Além de ser super divertido, você não vai precisar gastar com estacionamento, gasolina, ingressos e pagar absurdos por uma pipoca.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload