© 2017 por Develop Educação Financeira

www.developeducacaofinanceira.com.br

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Dicas sobre a mesada dos filhos

15.03.2016

     Hoje vamos falar de uma constante dúvida dos pais: a mesada. Dar ou não dar? A partir de que idade? Como? Quanto?

    

     Sabemos que muito da nossa forma de lidar com o dinheiro quando adultos vem da infância. Esta fase pode definir se a criança terá um futuro financeiro tranquilo e a mesada tem um papel fundamental nisso, sendo uma ótima ferramenta de educação financeira para a criançada.

     Claro que, ela por si só, não é suficiente. É preciso muita atenção dos pais para ensinar seus filhos a administrar aquele valor, mostrando que para ter algumas coisas terá que abrir mão de outras, inevitavelmente. Essa é a essência da mesada: fazer escolhas. As mesmas escolhas que eles terão que fazer quando adolescentes e adultos.

 

      Então vamos lá:

 

Dar? Simmmmm, super importante.

 

A partir de que idade? A partir dos 3 anos, os pais já podem ensinar o que é caro e o que é barato. Uma simples ida ao supermercado pode ser um ótimo exercício. Mas o ideal é que a mesada seja dada a partir dos 6 anos, quando as crianças já tem maior discernimento pra fazer escolhas. Mas não esqueça de ensiná-los sobre a administração das suas rendas.

 

Como? Dos 6 aos 12 anos de idade, dê mesada semanal para facilitar o seu planejamento. Após os 12 anos, a mesada deve ser mensal. Ajude-o a fazer seu dinheiro durar o mês todo, afinal, é assim que será quando ele começar a trabalhar.

 

Quanto? A mesada deve ter um valor suficiente para pagar algumas das suas vontades – não todas. Como simplificação, você pode dar o valor correspondente a sua idade por semana. Ex: uma criança de 6 anos deve receber R$ 6,00 por semana para pagar as suas coisas.

 

Importante: após seu filho gastar a mesada dele, você já sabe que ele vai pedir mais, né? Por favor, não dê! Sei que será difícil dizer não para aquela carinha fofa te olhando, mas, acredite, isso pode mudar todo o futuro dele. Se você der, ele vai entender que não precisa se planejar, pois assim que acabar vai ganhar mais. E na fase adulta a gente sabe que isso não funciona, né?

 

Boa sorte com os filhotes!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload